segunda-feira, 27 de julho de 2009
Ativistas hindus protestam contra conversão de mulher indiana
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Como a reeleição de Ahmadinejad e seu atual desdobramento afetam a Igreja iraniana
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Escola bíblica é invadida por oficiais do governo
Todos eles foram liberados na tarde do mesmo dia. Os alunos foram enviados de volta para suas casas e alertados a não voltarem para o estudo bíblico. A escola é parte de um projeto de educação bíblica coordenado pela CHCA e existe há muitos anos sem conflitos com as autoridades.
Tradução: Portas Abertas
Fonte: China Aid Association
segunda-feira, 13 de julho de 2009
E-mail poderá servir como prova documental
Na próxima quarta-feira (15), a partir das 10h, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) faz a sua última reunião deste primeiro semestre. Na pauta, 54 itens. Entre os projetos a serem analisados está o PLC 170/08, da Câmara dos Deputados, que inclui o e-mail como prova documental.
O relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), é favorável ao projeto. Para ele, a inclusão do e-mail como prova documental no Código de Processo Civil (CPC) tornará a tramitação dos processos mais rápidos. Azeredo ressaltou, entretanto, que o e-mail poderá ser impugnado pelo juiz, caso haja falsidade de informações demonstrada por uma das partes.
Se aprovado, o projeto segue para votação pelo Plenário do Senado.
Defensoria Pública
Na mesma reunião, a CCJ deve analisar, desta vez em decisão terminativa, projeto (PLC 43/09) que altera a Lei de Execução Penal (nº 7.210/84) para prever assistência jurídica gratuita ao preso dentro do presídio. O relator, senador Osmar Dias (PDT-PR), é favorável ao projeto.
Entre as novidades estão a que dá competência à Defensoria Pública para requerer modificação das condições especiais impostas pelo juiz para a concessão de regime aberto; a que modifica as condições especificadas na sentença para o cumprimento de pena; e a que extingue a pena privativa de liberdade para aquele que cumpriu corretamente as condições da liberdade condicional.
O projeto também determina à Defensoria Pública cuidar pela regular execução da pena e da medida de segurança, oficiando, no processo executivo e nos incidentes da execução, a defesa em todos os graus e instâncias. Se aprovado, o projeto vai a Plenário.
Visita de avós
A CCJ deve apreciar ainda, também em decisão terminativa, projeto (PLS 692/07), da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que garante aos avós, a critério do juiz, o direito de visitar os seus netos, depois do fim do relacionamento conjugal dos pais da criança ou do adolescente.
"Soldados da Borracha"
Também consta da pauta da CCJ a votação do parecer do senador Geraldo mesquita Júnior (PMDB-AC) favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC 19/09) de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) que concede aos chamados "soldados da borracha" os mesmos direitos dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.
São chamados de soldados da borracha os soldados recrutados no Nordeste nos anos de 1942 a 1943, pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia. Na época, os seringueiros tinham uma função estratégica de coletar borracha para a indústria bélica norte-americana. Foram recrutados cerca de 60 mil soldados e mais de 30 mil morreram na floresta.
Entre os direitos concedidos pela PEC estão o aproveitamento deles no serviço público, sem a exigência de concurso público; pensão especial; assistência médica, hospitalar e educacional gratuitas; e prioridade na aquisição da casa própria.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Reality show na Turquia tentará converter ateus
O novo programa, chamado Tövbekarlar Yarisiyor (algo como "Penitentes Competem", em tradução livre) coloca juntos um imã, um rabino, um monge budista e um sacerdote da Igreja Ortodoxa Grega que tentarão converter dez competidores.
Os dez competidores ateus foram avaliados cuidadosamente por uma equipe de teólogos para garantir que não tenham nenhuma fé.
A cada episódio, o imã, o rabino, o sacerdote e o monge tentarão convencer os competidores ateus a respeito dos méritos de suas religiões.
De acordo com o jornal turco Hurriyet, os produtores do programa reconhecem que há uma grande chance de que nenhum dos ateus seja convertido.
Mas, se alguém for verdadeiramente convertido a uma religião, será enviado a uma peregrinação. Para os convertidos ao islamismo, a viagem será para Meca, budistas irão para o Tibete e os convertidos ao Judaísmo ou ao Cristianismo, para Jerusalém.
As câmeras do canal de televisão seguirão os competidores vencedores nestas peregrinações.
"Eles não podem encarar isso como uma simples viagem, mas como uma experiência religiosa", afirmou ao jornal Hurriyet Ahmet Ozdemir, vice-diretor do Kanal T, canal de televisão que produz o programa.
Propaganda e ''serenidade''
As propagandas para o programa prometem que será dado ao convertido "o maior prêmio de todos; nós representamos a crença em Deus. Acredite, arrependa-se, Deus irá perdoar".
Mas os produtores afirmam que o programa também ajudará os competidores a "encontrar a serenidade", além de aumentar o conhecimento sobre as religiões.
O programa já gerou várias reações na Turquia, um país de maioria muçulmana. Alguns afirmam que será bom para as relações entre as religiões e outros disseram que este tipo de discussão "não é apropriado" para a televisão.
Ozdemir, por sua vez, afirmou que quando as pessoas ouviram falar do programa pela primeira vez, "foi difícil para elas compreenderem sobre o que era", mas muitos agora estão "esperando impacientemente" pelo lançamento do programa.
"As pessoas são livres para acreditarem do que quiserem. Nosso programa não vai decidir", acrescentou.
Fonte: Folha Gospel
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Oficiais afirmam que mudanças em lei não afetarão a liberdade
As mudanças acrescentam duas novas restrições que afetam somente a comunidade muçulmana. Apesar dessas restrições à liberdade religiosa, um deputado afirmou que “essas novas mudanças não restringem a liberdade de consciência”.
Tradução: Portas Abertas
Fonte: Forum18 News Service