Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cristãos correm risco legal

AFEGANISTÃO (6º) - A associação Christian Solidarity Worldwide está muito preocupada que o aumento das ameaças às vidas dos cristãos afegãos signifique um “perigo inconstitucional” para os convertidos. Durante as últimas semanas, vimos muitos líderes importantes pedindo prisão imediata e execução dos cristãos. De acordo com fontes na região, mais de 20 cristãos afegãos foram presos na semana passada.

A atual situação teve início quando um canal privado de TV transmitiu fotos de afegãos sendo batizados. Desde então, grupos em quatro províncias exigiram a execução dos apóstatas, o presidente Karzai pediu uma investigação completa sobre o assunto, duas ONGs de ajuda humanitária foram suspensas.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Muçulmanos planejam guerra contra cristãos

INDONÉSIA (48º) - A Agência International Christian Concern (ICC) foi informada de que em Bekasi, Indonésia, muçulmanos extremistas estão caminhando para iniciar uma guerra religiosa contra os cristãos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Organização pede mudanças a favor da liberdade religiosa

INDONÉSIA (48º) - A organização Human Rights Watch (HRW) pediu à União Europeia (UE) que pressione o Governo da Indonésia para que adote as reformas legais necessárias em sua administração para aplicar e cumprir os direitos humanos.

O grupo, com sede nos Estados Unidos, fez o requerimento por carta um dia antes de um encontro bilateral entre UE e Indonésia dedicado aos direitos humanos.

domingo, 27 de junho de 2010

Louve a Deus pelo enorme crescimento da Igreja vietnamita

VIETNÃ (21º) - O Vietnã localiza-se no Sudeste Asiático. Seu território caracteriza-se pelas planícies alagadas nos deltas do Rio Vermelho ao norte e do Rio Mekong ao sul, e por montanhas nas regiões norte e central.

As atividades missionárias cristãs, em particular as dos franceses, começaram no século XVII.

Formada em 1929, a Igreja Evangélica do Vietnã, ou Hoi Thanh Tin Lanh Vietnam, é a maior denominação protestante e a mais antiga do país. Ela é fruto do trabalho de missionários norte-americanos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coreia do Norte ameaça punição mais severa para cristão americano

COREIA DO NORTE (1º) - A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira aumentar as punições a um cidadão americano -- que foi sentenciado a trabalhos forçados por entrar ilegalmente no país no começo do ano -- se os Estados Unidos não suspenderem as hostilidades contra o país.

Aijalon Mahli Gomes, que morava na cidade de Boston, foi sentenciado em abril a oito anos de prisão e multa de US$ 700 mil. Pyongyang já libertou três americanos que tinham sido condenados por entrada ilegal no país, mas se negou a liberar Gomes por causa das tensões causadas pelo afundamento de um navio da Marinha da Coreia do Sul. EUA e Seul acusam a Coreia do Norte.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ajude os brasileiros com suas orações e ação


BRASIL (*) Quando vemos as notícias sobre tragédias, mortes etc., a nossa compaixão se desperta e ficamos movidos a ajudar de alguma maneira. Nós, como cristãos, devemos recorrer à oração, porque cremos que é a solução eficaz para os problemas, mas também podemos exercer o amor ao próximo e nos mobilizarmos a ajudar. Hoje você tem a oportunidade de fazer os dois. Separe um tempo de oração em favor daqueles que perderam tudo, e use sua liberdade para ajudá-los materialmente também.

Menino cristão é sequestrado e está doente por causa de trabalho forçado

PAQUISTÃO (14º) - Um garoto cristão de 11 anos está ficando fraco e doente de desnutrição por trabalhar em condições desumanas para um proprietário de terras muçulmano que o sequestrou. Ele está sendo forçado a trabalhar para pagar a dívida da família.

Katherine Bibi, mãe do garoto, disse que o proprietário Ashraf Cheema, do vilarejo Dhonikay, Wazirabad, ofereceu melhores condições de trabalho e possível cancelamento da dívida para o menino, se ele se convertesse ao islamismo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cristão condenado a 15 anos cumpre sentença na prisão

MARROCOS (37º) - A agência de notícias International Christian Concern (ICC) foi informada de que o cristão Jamaa Ait Bakrim está preso por “proselitismo”, ato punível pela lei marroquina.

Jamaa Ait Bakrim está na Prisão Central, localizada em Kenitra, Marrocos. Eles está lá desde 2005, quando foi condenado a 15 anos de prisão por “proselitismo” e “destruilão de deuses de outras religiões”. “Essa segunda acusação é uma estratégia comum para se criar outra infração e aumentar a pena, desviando a atenção da acusação inicial”, afirma outro cristão.

domingo, 20 de junho de 2010

A luta dos ex-muçulmanos

EGITO (20º) - O Egito é quatro vezes maior que o Estado de São Paulo, mas a maior parte de seu território encontra-se no deserto. Somente 3% das terras são aráveis, as quais geralmente se encontram às margens do Rio Nilo. A Península do Sinai - território estratégico que é a única ligação entre a África, a Europa e o Oriente Médio - encontra-se em território egípcio.

O cristianismo chegou ao Egito logo no 1º século a.C.. Segundo a tradição, foi o apóstolo Marcos que fundou a Igreja de Alexandria. Muitos movimentos cristãos importantes surgiram no Egito em anos posteriores.

O islamismo só chegou ao país séculos depois, e conversões em massa fizeram dele a religião principal.

sábado, 19 de junho de 2010

Conflitos afetam cristãos; pastor pede oração

QUIRGUISTÃO (49º) - Prisões e violência em que 124 pessoas morreram aconteceram em Osh, a segunda maior cidade ao Sul do Quirguistão. Osh fica próxima à fronteira com o Uzbequistão, e há um número de uzbeques vivendo na cidade. Centenas de uzbeques estão fugindo da região para buscar abrigo em seu país de origem.

Ainda não está claro o que gerou a violência, mas as tensões aumentaram na região desde a queda do presidente Kurmanbek Bakiyev. Quando ele foi retirado de seu cargo no dia 7 de abril de 2010, a área que o apoiava no sul se tornou o centro da instabilidade.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Governo paquistanês reforça segurança nos locais de culto

PAQUISTÃO (14º) - A polícia e outras agências de execução da lei estão em grande alerta por conta de ameaça de terrorismo contra locais de adoração, institutos e áreas residenciais dos grupos minoritários nas cidades de Jhang, Sargodha, Faisalabad, Lahore e Sheikhupura. Afirma-se que alguns cristãos estão na “lista de alvos de ataque” de terroristas.


Essa informação foi revelada à ASSIST News Service (ANS) por fontes paquistanesas confiáveis, incluindo um líder cristão, na segunda-feira, dia 07 de junho.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cristãos iraquianos temem nova onda de violência

IRAQUE (17º) - Um empresário cristão foi assassinado em Kirkuk no dia 7 de junho. Hani Salim Wadi era dono de uma loja de celulares no subúrbio da cidade. Ele tinha 34 anos de idade, era casado e tinha uma filha. As testemunhas disseram que ele foi baleado propositadamente. 




Por causa de sua morte, hoje, a comunidade cristã teme uma nova onda de violência na cidade. Um habitante local disse: "os cristãos tornaram-se mais uma vez o alvo dos ataques, agora temos que viver mais uma vez em uma atmosfera de insegurança".

terça-feira, 8 de junho de 2010

Parlamentares exigem morte de cristãos afegãos

AFEGANISTÃO (6º) - Nas últimas semanas, os cristãos afegãos têm se preocupado com as ameaças feitas por parlamentares. De acordo com a Imprensa Associada, o líder parlamentar Abdul Satter Khowasi ameçou executar cristãos que fossem ex-muçulmanos e que estivem envolvidos nas filmagens transmitidas pela televisão afegã. As imagens mostravam alguns cristãos sendo batizados e orando em persa.

Ele disse: “Os afegãos que apareceram naquele vídeo deveriam ser executados publicamente. O parlamento deveria acionar o promotor geral e o serviço secreto para prender aqueles afegãos e executá-los”.

Diversas organizações cristãs já foram fechadas no país e muitas entidades por todo o mundo tem tentado ajudar esses cristãos perseguidos.

Constantemente a televisão local reporta imagens de protestos feitos pelos alunos da Universidade de Kabul. Eles gritam ameaças de morte aos cristãos e exigem que todos os estrangeiros que forem acusados de proselitismo sejam imediatamente expulsos do país.

Quando as pessoas tornam público o seu relacionamento com Cristo, a maioria sente-se ameaçada e é falsamente acusada da seguinte maneira: “os muçulmanos têm sido forçados a se tornarem cristãos, eles têm sido manipulados por vocês cristãos”.

Algumas vezes, essa fala tem um sério impacto sobre a igreja, mas nem sempre isso ocorre, pois, apesar do medo e do fato de que muitos desses ex-muçulmanos não possam mais ir à igreja, a perseguição tem verdadeiramente fortalecido a Igreja afegã e, como já vimos, muitos têm aceitado a Cristo e sido batizados.

O pedido que os cristãos fazem é que seus irmãos por todo o mundo orem por eles para que sejam libertos do medo e consigam ficar no país. Os últimos relatos são de que muitos dos cristãos afegãos estão escondidos com muito medo de serem realmente executados.


Tradução: Homero S. Chagas

Fonte: Mission Network News

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Julgamento adiado novamente por não fornecer provas contra cristãos


TURQUIA (35º) - A décima primeira audiência do caso de uma suposta calúnia contra dois cristãos turcos se encerrou apenas alguns minutos após seu início por falta de avanço.

Promotores não forneceram nenhuma prova contra Hakan Tastan e Turan Topal desde a última sessão há quatro meses. A despeito da falta de motivo evidente para prosseguir o caso protelado, seu advogado disse que a Vara Criminal de Silivri marcou outra audiência para 14 de outubro.

“Eles estão arrastando isso inutilmente”, disse o advogado de defesa Haydar Polat após o juiz Hayrettin Sevim ter encerrado a audiência do dia 25 de maio.

sábado, 5 de junho de 2010

Cristãos pedem oração urgente

AFEGANISTÃO (6º) - No fim de maio, a Noorin TV, um canal de TV privado no Afeganistão, exibiu histórias dos afegãos que decidiram se tornar seguidores de Jesus. A filmagem incluía um batismo e mostrava os rostos de diversos cristãos. Esse vídeo, juntamente com declarações provocantes contra a fé cristã, foi exibido diversas vezes em outros canais de TV.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

De perseguidor a perseguido

BANGLADESH (45º) - Abdus Samad reúne os jovens de seu vilarejo em Nilphamari, norte de Bangladesh. Furioso, Samad fala: “Um cristão está vindo para cá, para converter as pessoas. Não podemos permitir que ele faça isso! Colham o máximo de varas de bambu que puderem. Vamos usá-los como armas”, ele disse.


O tal dia chegou. Quando Samad soube onde o cristão estava, ele correu até e ficou surpreso ao ver seu tio e seu sobrinho entre a multidão. “Por que eles estão mergulhando na água?”, questionou ele.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Supremo Tribunal aprova assentos para cristãos no Parlamento

IRAQUE (17º) - O Supremo Tribunal Federal aprovou os resultados das eleições do dia 7 de março, incluindo os cinco assentos para cristãos no parlamento iraquiano.

Os resultados da eleição chegou após meses de adiamentos, e significa uma maior representação para a minoria cristã no parlamento iraquiano – um primeiro passo para a igualdade de direitos. No total, 14 assentos da assembleia legislativa (composta por 325 lugares) pertencem a não muçulmanos, sendo cinco cristãos. Na última gestão, os cristãos possuíam apenas dois.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails