Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sábado, 4 de setembro de 2010

Muçulmanos retomam construção em cemitério cristão

PAQUISTÃO (14º) - Muçulmanos liderados por um clérigo linha-dura na sexta-feira (27 de agosto) retomou a construção de um cemitério cristão no Mandi Bhawaldin, profanando mais túmulos, apesar de uma ordem do governo local para parar a construção, de acordo com All Pakistan Minorities Alliance (APMA).

Clérigo muçulmano radical, Mirza Abdul Ghani tinha construído uma mesquita no cemitério cristão na estrada New Rasool em Mandi Bhawaldin após supostamente ocupar as terras por 16 anos, quando os cristãos locais foram muito intimidados para se opor, afirmou Salamat Zia da APMA.

"Ninguém poderia opor-se à construção da mesquita, pois esta na constituição do Paquistão de que nenhum lugar adoração religiosa pode ser demolido", afirmou Zia. "Portanto, todos os cristãos permaneceram em silêncio”.

O clérigo alegou que a profanação de mais terra do cemitério ao redor da mesquita Ahle-Sunnah Wal-Jamaat Masjid, começou há três meses, afirmou Zia.

"Este cemitério cristão foi reservado antes da partição de Indo-Paquistão em 14 agosto de 1947," Zia acrescentou, "e os seus antepassados foram enterrados lá."

Zia, uma jornalista local e residente da área de Muhalla Ghorra em Mandi Bhawaldin, disse que inicialmente parecia que os trabalhadores de Ghani estavam construindo uma adição à mesquita, onde pilares somente haviam sido erguidos. Agora, os construtores de Ghani devem ter concluído um porão, bem como, eventualmente, algumas lojas, com reboco de cimento aplicado às novas unidades.

Em 06 de agosto Zia liderou sete membros cristãos de uma delegação que pretendem se reunir com o diretor de coordenação distrital (DCO) Muhammad Amin Chaudhary, outro administrador distrital nomeado Hussain Syed Shahbaz Naqvi e Chefe do Distrito Policial, Dar Ali Khatak, de Mandi Bhawaldin, sobre as invasões do cemitério cristão e para discutir como os túmulos de seus parentes estavam sendo demolidos e profanados.

Como DCO, Chaudhary estava de licença, deliberando DCO, Shahid Rana teve seu pedido e enviou-o para o chefe do distrito da receita, Tehsil e diretor dos regulamentos com diretrizes para visitar o site e demolir todas as invasões, exceto a mesquita Masjid Ahle-Sunnah Wal-Jamaat, Zia disse.

Depois de inspecionar o local, os policiais emitiram diretrizes administrativas para impedir as invasões ilegais e, por alguns dias a construção foi interrompida, disse ele.

"Mas, apesar das ordens diretas de parar a construção, os muçulmanos reiniciaram a construção sobre as sepulturas cristãs em 27 de agosto", afirmou Zia.

Khalid Gill, organizador da APMA chefe da província de Punjab, disse que os líderes muçulmanos ameaçaram os cristãos que se opuseram à construção.

"Eles ameaçaram os cristãos caso protestem contra a retomada da construção. Eles também realizam um protesto contra os cristãos, e clérigos muçulmanos dizem que os cristãos seriam responsáveis pelas consequências", disse Gill.

APMA exigiu que o governo redistribuísse terras para um cemitério cristão equivalente à área supostamente ocupada pelos muçulmanos.

Jornais locais em língua urdu em Mandi Bhawaldin, divulgaram a pretensa invasão no cemitério cristão.


Tradução: Carla Priscilla Silva

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails