Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Paim apoia atos pelo fim do voto secreto e pela recuperação de benefícios previdenciários

O senador Paulo Paim (PT-RS) expressou seu apoio a manifestações públicas que acontecem nesta sexta-feira (6) em São Paulo e em Volta Redonda (RJ) pelo fim do voto secreto na Câmara e no Senado e pela recuperação do poder de compra dos benefícios previdenciários, respectivamente. Embora não vá participar desses atos, o parlamentar enviou carta aos organizadores em apoio a essas reivindicações e ressaltou não só a conexão entre essas propostas, mas a importância de serem aprovadas paralelamente pelo Congresso.

A proposta de emenda à Constituição (PEC 50/06) que extingue a votação secreta em todas as deliberações do Parlamento é de autoria de Paim e já está na ordem do dia do Senado. Um de seus dispositivos estabelece, por exemplo, que a apreciação de vetos presidenciais ocorra em sessões públicas e por votação aberta. É justamente esse ponto, conforme assinalou Paim, que se conecta e pode beneficiar a aprovação de três projetos já aprovados pelo Senado, e em tramitação na Câmara, de interesse de aposentados e pensionistas.

No final de 2008, os senadores fizeram uma vigília em Plenário, iniciada na noite do dia 18 de novembro e encerrada na manhã do dia seguinte, em defesa da política de recuperação de aposentadorias e pensões. As reivindicações estão reunidas em dois projetos de lei do Senado, de iniciativa de Paim - o PLS 296/03, que extingue o fator previdenciário, um redutor do valor dos benefícios, e o PLS 58/03, que recompõe o valor de aposentadorias e pensões, em cinco anos, pelo número de salários mínimos da época de sua concessão - e em projeto de lei da Câmara (PLC 42/07), que estabelece uma política de aumento do salário mínimo e recebeu emenda de Paim para determinar que os benefícios previdenciários também sigam tais reajustes.

Segundo observou o senador petista, seria importante que a aprovação da PEC 50/06 precedesse a dos projetos relativos aos benefícios previdenciários. Isso porque, na eventualidade de o Poder Executivo vetar dispositivos das propostas de interesse de aposentados e pensionistas, o voto aberto para apreciação de vetos presidenciais poderia favorecer sua derrubada pelo Congresso.

- Não adianta apenas aprovar os três projetos, pois as chances de derrubada do veto só aumentam com o voto aberto - explicou.

A manifestação programada para Volta Redonda vai se repetir em Londrina (PR) no próximo sábado (14). Paim promete participar de ato suprapartidário e intersindical em Bauru (SP), no dia 3 de abril, que irá unir a luta pelo fim do voto aberto e pela recuperação dos benefícios previdenciários.

Simone Franco / Agência Senado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails