Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cristão é sequestrado

IRAQUE (17º) - Um grupo de homens armados sequestraram um cristão na noite passada em Kirkuk. Fontes locais afirmam que Yonan (Jonas) Daniel Mammo, 50, estava fechando seu escritório na vizinhança de Almas, quando três homens armados saíram de uma BMW e o levaram.

Mammo é casado e tem duas filhas. Ele não é rico, mas trabalha em uma casa de câmbio. Depois de seu sequestro, ele ligou para sua esposa, dizendo que os sequestradores queriam resgate.

Louis Sako, arcebispo de Kirkuk, entrou em contato com outros líderes religiosos na cidade e com o governo.

A violência contra os cristãos estão ficando muito frequentes no país, como resultado da falta de autoridade do governo. Já se passaram quatro meses das eleições parlamentares, e os partidos iraquianos ainda não formaram um novo governo.

“O país está em trevas, e nessas situações, os grupos criminosos ficam mais e mais fortes”.

Na semana passada, um homem turco e seu filho foram assassinados. “Para os cristãos iraquianos, testemunhar e demonstrar sua fé significa se tornar um mártir”.


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para salvar suas vidas, cristãos se fazem de mortos

ÍNDIA (26º) - Dois evangelistas disseram ter sobrevivido a um ataque no distrito de Balaghat, Madhya Pradesh, ao se fingirem de mortos quando extremistas hindus os cercaram e os agrediram.

Os seis agressores acusaram Mahindra Kharoley, 20, e Munshi Prasaad Bahey, 30, de converter pessoas à força.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Enfermeira cristã é violentada por médico muçulmano

PAQUISTÃO (14º) - Uma enfermeira ficou inconsciente após um médico muçulmano tê-la estuprado e jogado do quarto andar do hospital em que trabalhavam.

A enfermeira, ainda estagiária, disse para a imprensa e grupos de direitos humanos que diversos muçulmanos, liderados pelo doutor Abdul Jabbar Meammon, a estupraram e jogaram seu corpo inconsciente do quarto andar do hospital Jinnah Postgraduate Medical Center (JPMC) para impedir que ela revelasse o abuso.

Meammon, que assumiu uma sala na ala feminina do hospital, tem um histórico de abuso contra enfermeiras cristãs, afirma um administrador do hospital. A doutora Seemi Jamali, chefe da Emergência, disse que Meammon foi suspenso do hospital sete vezes por beber no trabalho e outros maus comportamentos, e ele estava bêbado quando agrediu Ashraf.

Médico no IML do hospital, cuidando das autópsias, Meammon ocupava um quarto na ala feminina do dormitório do hospital, conta Jamali. Ela acrescentou que Meammon é uma figura influente, apoiado por um partido político em Karachi.

Magdalene Ashraf, estudante do terceiro ano de enfermagem, ficou inconsciente durante 56 horas, enquanto os cirurgiões batalhavam para salvar sua vida. Ainda em condições críticas, ela deu um depoimento para a polícia no dia 19 de julho. No mesmo dia, ela conversou com um advogado, relatando o estupro e a agressão.

A polícia apenas acusou Meammon e seus cúmplices com tentativa de assassinato. No entanto, um relatório médica confirmou que Ashraf foi estuprada por Meammon e mais cinco homens.

Um dos familiares de Ashraf disse que eles continuam a receber ameaças de Meammon.



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Norte-coreanos sofrem com a miséria do país


COREIA DO NORTE (1º) - A Coreia do Norte está chegando a um limite. Um representante da Portas Abertas conversou com um cristão do país que está na 1ª posição da Classificação de países por perseguição. Nos últimos oito meses, ele testemunhou uma grande mudança em seus compatriotas: “Caos e pânico absolutos”.

Muitos jornais ocidentais publicaram artigos sobre isso: “A Coreia do Norte desvaloriza sua situação atual”. Em uma tentativa de conseguir o máximo de dinheiro possível, Kim Jong-Il decidiu implementar uma reforma na moeda nacional. Por meio de transmissões de rádio, os cidadãos ouviram a mensagem de que teriam apenas uma semana para trocar suas economias para a nova moeda corrente. Mil wons valeriam apenas 10, o que significa que o dinheiro guardado durante anos seria reduzido a quase nada. Além disso, eles só poderiam trocar no máximo 100.000 wons de suas economias, o equivalente a 1.000 wons. “Foi um choque terrível para o povo. Sabe o que conseguimos comprar com 1.000 wons? Dois quilos de arroz ou 20 garrafas de água. Algumas pessoas estavam economizando dinheiro há mais de 10 anos. A mídia do governo declarou que não receberíamos mais salários. Fomos abandonados”.

O cristão continua: “Recentemente, vi um grupo de crianças, andando pela estrada. Elas estavam colhendo ervas e plantas. A escola requer que elas colham uma quantidade de plantas para o próprio estabelecimento”.

Até novembro de 2009, as pessoas podiam se cuidar sozinhas. “Claro, a situação era ruim se comparada a outros países. Muitos morriam de fome, mas outros conseguiam sobreviver. Após a reforma na moeda nacional, as pessoas entraram em pânico. Alguns sofreram ataques do coração quando souberam da perda de suas economias. Soube da história de uma mulher que havia comprado arroz na China e vendeu por muito dinheiro na Coreia do Norte. Alguns dias depois, todo o dinheiro foi reduzido a nada. Então, ela cometeu suicídio.

A economia nacional está totalmente estática. Ninguém quer gastar dinheiro “O alimento está muito caro. É possível comparar o início deste ano com a década de 90, em que muitas pessoas morreram de fome. Este é o mundo em que estamos vivendo”.




segunda-feira, 19 de julho de 2010

Importante pastor é morto a tiros

DAGUESTÃO (*) - Um importante pastor foi morto após ter sido baleado na cabeça quando saía da igreja, no que foi compreendido como um ato para intimidar os ex-muçulmanos da república do Daguestão.

Artur Suleimanov, 49, também um ex-muçulmano, foi assassinado por atiradores que se aproximaram e abriram fogo quando o pastor entrou no carro em frente à igreja Casa de Oração Hosana na capital, Makhachkala, na quinta-feira, 15 de julho.

Ele morreu no hospital por causa dos ferimentos, cerca de uma hora depois. Ninguém mais se feriu no ataque. O pastor Artur deixa sua esposa, Zina, e cinco filhos, o mais novo de 12 anos.

A igreja de Suleimanov é uma das maiores igrejas protestantes no Daguestão. Em um contexto em que os cristãos enfrentam agressões e intimidações regulares, sua vida fio ameaçada em diversas ocasiões.

A organização Barnabas Fund tem apoiado os cristãos no Daguestão, e se encontrou com o pastor Artur diversas vezes. Um representante afirma: “O pastor Artur Suleimanov era um cristão maravilhoso, e sua morte foi um choque devastador para a Igreja no Daguestão. Ele a Igreja Casa de Oração Hosana eram muito ativos no ministério e no evangelismo. Entendemos que esse assassinato foi uma tentativa de pressionar e amedrontar os cristãos no país”.

Pedidos de oração

• Ore para que Deus console a família do pastor Suleimanov, e também sua igreja.

• Ore para que os assassinos e todos que estão por trás desse incidente possam conhecer a Jesus Cristo.

• Ore pela proteção da Igreja no Daguestão, para que ela não se intimide com essa violência.

A República Rússia do Daguestão faz fronteira com a Chechênia no turbulento norte do Cáucaso. A população é 98% muçulmana e a Igreja enfrenta perseguição de vários grupos.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cristãos conseguem escapar de tiroteio

PAQUISTÃO (14º) - Extremistas muçulmanos atiraram contra o carro de um evangelista cristão; ao mesmo tempo, em outro lugar da Província de Punjab, dois cristãos foram acusados de assassinato após um tiroteio.

Após uma conferência de jovens em Essa Nagri, o pastor Kamran Pervaiz, preletor convidado do evento, estava no banco do passageiro voltando para Faisalabad com sua equipe no dia 25 de junho, quando 12 homens armados tentaram parar o carro.

O pastor Naeem Joseph, organizador da conferência, guiava o grupo em uma motocicleta, e conseguiu fazê-los passar pelos homens armados e chegar à estrada Narawala.

“Eu não parei”, conta o pastor Naeem. “Atiraram em minha direção, mas consegui escapar, peguei um atalho e entrei na floresta”.

Pervaiz Sohtra estava dirigindo o carro.

“O pastor Kamran disse para eu aumentar a velocidade. Os homens armados gritaram para eu parar o carro, e atiraram em nós. Eu vi do retrovisor que eles estavam nos perseguindo, e disse para todos se abaixarem.”

Pervaiz disse que tem certeza de que eles foram atacados por causa de seu envolvimento na conferência. Os muçulmanos já haviam alertado os cristãos para cancelarem o evento.




segunda-feira, 12 de julho de 2010

Conflitos entre cristãos e muçulmanos afetam região

INDONÉSIA (48º) - Três mortos e cinco feridos. Essa é o resultado da violência que teve início durante o fim de semana, entre dois grupos de jovens cristãos e muçulmanos em Ambon, capital de Maluku. A polícia interferiu para acalmar a situação, e o chefe de segurança tentou apaziguar os dois lados. No passado, as ilhas moluccas foram cenário de conflitos sectários que deixaram centenas mortos, e destruíram igrejas e mesquitas.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cristão é executado por muçulmanos

SOMÁLIA (4º) - Fontes afirmam que integrantes da Al Qaeda ligados ao grupo muçulmano somali Al-Shabaab executaram publicamente um ex-muçulmano no distrito de Hudur, Somália, dia 1º de julho.

Muhammad Guul Hashim Idiris, um cristão convertido do islamismo, estava viajando de Kalafo, cidade na fronteira com a Etiópia, para visitar sua mãe em Mogadishu.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Em nova onda de violência, mais um cristão é morto em Mosul

IRAQUE (17º) - O sofrimento da comunidade cristã em Mosul, a cidade mais perigosa do Iraque, continua. No dia 5 de julho, em outro ataque, mais um cristão morreu. Behnam Sabti, 54 anos, trabalhava como enfermeiro no hospital estadual Jumhuriya. Uma bomba colocada embaixo de seu carro explodiu quando o homem estava dirigindo; ele morreu na hora. Fontes locais, anônimas por questões de segurança, disseram estar convencidas de que o motivo para o assassinato era a religião de Behnam. Casado e com três filhos, ele será enterrado em Bashiqa Kemal, seu vilarejo nativo no norte de Mosul.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Radicais muçulmanos ameaçam cristão de morte

INDONÉSIA (48º) - Os cristãos continuam a enfrentar muita perseguição na cidade de Bekasi, a 25 km de Jacarta. Nesta semana, penduraram um banner em frente a uma mesquita, com a foto de um cristão com uma corda em volta do pescoço, e escrito: “Esse homem merece a pena de morte!”.

O homem é Andreas Sanau, 29 anos, acusado juntamente com Henry Sutanto pela Frente de Defesa Islâmica (FPI) e organizar batismos em massa. A FPI é um grupo radical muçulmano conhecido por sua violência contra as minorias religiosas, principalmente cristãos.

domingo, 4 de julho de 2010

Os líbios são um dos grupos menos alcançados com o evangelho

LÍBIA (22º) - A Líbia é o 17° maior país do mundo e sua extensão equivale à soma dos Estados do Amazonas e Amapá. A maior parte de seu território é deserta, com oásis ao noroeste e planícies costeiras ao nordeste.

O cristianismo possui raízes antigas na Líbia. Mas a fraca evangelização inicial, em conjunto com o enfraquecimento causado pelo cisma donatista, deixou o país à mercê do avanço islâmico no século VII.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Jovem batista é preso por não fazer juramento militar

AZERBAIJÃO (24º) - A agência de notícias Forum 18 News relatou que Armen Mirzoyan, um jovem batista em Nagorno-Karabakh, local internacionalmente não reconhecido no sul de Cáucaso, Azerbaijão, foi condenado a um ano de prisão por se recusar a realizar o juramento militar e entregar armas durante seu serviço militar obrigatório.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eleições afetam Igreja

COLÔMBIA (*) - Em uma tentativa de impedir as campanhas das eleições presidenciais do candidato Juan Manuel Santos, do partido de direita “U”, as guerrilhas espalharam rumores de que, se o seu rival Antanas Mockus ganhasse as eleições, eles iriam diminuir a pressão e restrições impostas aos cristãos de áreas rurais, permitindo até que 15 igrejas fossem reabertas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails