Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Igrejas pedem fim da violência na Faixa de Gaza

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) condenou nesta segunda-feira "a violência registrada na Faixa de Gaza", pediu que a mesma seja interrompida e que os civis em risco sejam protegidos nos dois lados da fronteira. Relatório da ONU aponta mortes de diversos inocentes.

O secretário-geral do CMI, Samuel Kobia, reivindicou que os ataques "cessem imediatamente", após afirmar que as mortes e o sofrimento destes três últimos dias "não alcançarão nada além de mais dor e mortes". Lembrou que esta ofensiva armada já causou "mais de 300 mortos, mais de 1 mil feridos e milhares de pessoas traumatizadas".

A organização reiterou um apelo anterior que fez ao Governo de Israel e ao Hamas, que administra o poder no território palestino de Gaza, para que respeitem os direitos humanos. Alertou que o provável uso por Israel de suas forças terrestres levaria apenas a "aprofundar o desastre atual".

O CMI criticou as políticas que se baseiam em cortar o fornecimento de alimentos, remédios e combustíveis para o 1,5 milhão de habitantes de Gaza, em referência às medidas israelenses dos últimos meses. Além disso, criticou o Hamas pelo lançamento indiscriminado de foguetes contra localidades de Israel.

Kobia expressou sua esperança de que o novo ano dê "nova coragem, liderança e compromisso ao difícil trabalho da paz no Oriente Médio".

Fonte: Folha Gospel

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails