Leia diariamente as mensagens aqui expostas, além de notícias em geral.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O enriquecedor de todos

Professor de Antigo Testamento, Gary Anderson diz que a maneira como o pecado é tratado pode moldar a fé cristã.


Por John Wilson


Na versão da oração do Pai Nosso que aparece no evangelho segundo Mateus, encontra-se a seguinte súplica: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. O modelo de súplica, ensinado por ninguém menos que o próprio Cristo, atravessa os séculos como símbolo de devoção e inspiração para boa parte da humanidade. Mais que uma simples prece, contudo, ao Pai Nosso encerra uma série de reflexões. Uma delas é em relação ao perdão, tão bem expresso na frase “perdoa nossas dívidas, assim como nós perdoamos a quem nos deve”. Mas, o que pode ser dito sobre a metáfora do pecado como uma dívida? E de que forma tal metáfora se difere daquela que é comum em boa parte da Bíblia, sobretudo no Antigo Testamento, também em referência ao pecado? Por outro lado, de que forma essa lógica do pecado como débito se relaciona com a ênfase da Igreja de Cristo nos primeiros dias na graça, ou com a discussão do período da Reforma sobre a questão dos méritos? Em suma, qual a sua implicação na doutrina da expiação?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cristãos árabes enfrentam onda de perseguição

ORIENTE MÉDIO - Cristãos no oriente correm o risco de desaparecer na região onde o cristianismo começou, com o nascimento de Jesus Cristo.

Os cristãos árabes vivem uma crise demográfica. Dos montes do Líbano aos caldeus iraquianos, passando pela Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, o cristianismo oriental enfrenta uma das maiores adversidades de sua história, com perseguições em Bagdá e no Cairo e emigração em massa em Beirute, nos territórios palestinos e em Israel.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dois evangelistas vietnamitas condenados a prisão

VIETNÃ (21º) - Dois evangelistas cristãos, Ksor Y Du, 47 anos, e Kpa Y Co, 30 anos, foram sentenciados em novembro a seis e quatro anos de prisão, respectivamente, por “minar a unidade nacional”. 

Ksor e Kpa, da igreja Missão Boas Novas do Vietnã (VGNM, sigla em inglês), receberam as duras sentenças em 15 de novembro. Prisão domiciliar de quatro e dois anos respectivamente também foi adicionada às sentenças, de acordo com fontes da igreja e do jornal Phap Luat (Lei) do Vietnã.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Free to Believe: campanha para liberdade religiosa atinge momento-chave

INTERNACIONAL - Na terça-feira, dia 30 de novembro, as assinaturas da petição global da campanha Free to Believe da Missão Portas Abertas e Portas Abertas Internacional serão definitivamente contadas. No Brasil, ultrapassamos 65.000 assinaturas em 1 mês de campanha. No Reino Unido a meta foi ultrapassada e chegaram a 141.007 petições assinadas! O total global agora é uma espantosa soma de 368.000.

Na semana passada, todas as delegações nacionais das Nações Unidas foram notificadas sobre as manifestações de conscientização que foram geradas no mundo inteiro, para dizer SIM à liberdade religiosa e não à Resolução da Difamação de Religião.

Na próxima semana, a petição será apresentada em Nova Iorque, nas Nações Unidas. Essa apresentação será repercutida em todo o mundo, uma vez que presidentes e primeiros-ministros, políticos e diplomatas serão alertados para a preocupação que tem sido manifestada sobre esta questão.

O primeiro ministro britânico, David Cameron, disse: "Partilho a preocupação de que a Resolução da Difamação da Religião poderia ser usada como pretexto para limitar a liberdade de expressão e de perseguir as pessoas com base em suas crenças... Posso garantir-lhe que o Governo pretende votar contra esta resolução, sempre que for apresentada na Assembleia Geral da ONU e incentivará outros países a fazerem o mesmo... "

Nas próximas duas semanas, a Assembleia Geral da ONU votará sobre a Resolução.

Esta semana, uma ateia assinou a petição da Portas Abertas Internacional. "Eu considero que a proposta da ‘difamação da religião’ constituirá uma ameaça terrível... Se eu fosse alguém que orasse, definitivamente estaria orando para que ela seja descartada”, disse ela.

Pedidos de oração:

1.Ore pela redução decisiva no apoio a Resolução da Difamação de Religião quando for votada na Assembleia Geral da ONU, em dezembro.

2. Ore pela equipe da Portas Abertas Internacional que apresentará o resultado da petição em muitos lugares diferentes; ore para que a conscientização mundial sobre a liberdade religiosa seja levada em consideração e glorifique o nome de Deus.

3. Ore pelos nossos irmãos e irmãs que enfrentam atualmente opressão, como Asia Bibi, que enfrenta uma condenação à morte por blasfêmia no Paquistão e Said Musa julgado no Afeganistão; ore para que eles sejam fortalecidos no Senhor e encontrem a justiça e a liberdade.

“A oração é essencial nesta guerra em curso. Ore duro e longo. Ore por seus irmãos e irmãs." Efésios 6:18 (A Mensagem)


Tradução: Carla Priscilla Silva

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Uma mente debaixo da graça

O estudo da teologia adquire significado quando lança base sólida para a construção da experiência

Jon é estudante do primeiro ano de um curso de teologia e pertence a uma vibrante igreja. Ele faz trabalhos no campus onde estuda, e em breve será líder de uma congregação. Como muitos outros estudantes da disciplina, ingressou no seminário com bastante desejo no coração, mas pouco conhecimento do assunto. No ambiente acadêmico, a tarefa de questionar o mundo é levada a sério. Manter sua fé acanhada não é, por isso, uma opção para Jon. Ele se encontra em um mundo secular, onde sua crença sofre constante ataque. Como muitos novos estudantes de teologia, o rapaz sente-se ameaçado quando ouve que há diferentes tipos de cristãos. No começo, algumas das ideias apresentadas em sala de aula o aborreceram claramente. No entanto, aos poucos, ele aprendeu a lidar com tais questões. Agora, sente-se motivado a não apenas concluir os estudos, obter um diploma e partir para o ministério, mas também a tornar-se um cristão melhor – não apenas em seu coração, mas no entendimento de seu chamado e do exercício dele em sua geração. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Paquistanesa acusada de blasfêmia é condenada a execução

PAQUISTÃO (14º) - Um tribunal paquistanês condenou a cristã Asia Bibi, mãe de quatro filhas, a morte por acusação de "blasfêmia", tornando-se assim a primeira mulher a receber tal punição capital.

O relatório da organização Release International diz que houve uma sessão na corte do tribunal no domingo, 7 de novembro, e foi dada a pena máxima à Asia encerrando o julgamento que durou mais de 16 meses.

Quando um cristão foge de seu país, a Igreja encolhe

INTERNACIONAL - Os sites de notícias e jornais dessa semana divulgaram com algum destaque que, em 2009, os afegãos foram os que mais buscaram asilo em outros países. Iraquianos e somalis ocupam as duas posições seguintes no relatório de 2009 da Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados).


Foram 26 mil os cidadãos do Afeganistão que buscaram refúgio em outros países. No Iraque foram 24 mil e na Somália, 22,5 mil.



O cenário de guerra talvez seja o mais marcante traço em comum dos três países.  Mas, há outra particularidade que marca essas nações: elas fazem parte da lista dos 50 países em que há mais perseguição aos cristãos. 

Decepcionados com a Igreja

Muitos são os cristãos abandonam o convívio das igrejas locais e decidem exercer sua religiosidade em modelos alternativos.

Por Mauricio Zágari


A Igreja Evangélica brasileira está cansada. E é um cansaço que vem provocando mudanças fortes de paradigmas com relação aos modelos eclesiásticos tradicionais. Ele afeta milhões de pessoas que se cansaram de promessas que não se cumprem, práticas bizarras impostas de cima para baixo, estruturas hierárquicas que julgam imperfeitas ou do mau exemplo e do desamor de líderes ou outros membros de suas congregações. Dessa exaustão brotou um movimento que a cada dia se torna maior e mais visível: o de cristãos que abandonam o convívio das igrejas locais e decidem exercer sua religiosidade em modelos alternativos – ou, então, simplesmente rejeitam qualquer estrutura congregacional e passam a viver um relacionamento solitário com Deus. O termo ainda não existe no vernáculo, mas eles bem que poderiam ser chamados de desigrejados.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O púlpito de madeira

O contexto bíblico histórico do capítulo 8 do livro de Neemias, narra o ajuntamento de judeus em Jerusalém, após 70 anos de cativeiro. Segundo algumas fontes históricas haviam cerca de quarenta e duas mil pessoas na praça, para ouvir a exposição das escrituras.

O centro das atenções naquela reunião( que durou cerca de 6 horas) era a mensagem contida no Livro da lei, que foi exposta por Esdras, o escriba, a partir de um púlpito de madeira - "E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira..." Ne 8.4

O que aconteceu a partir daquele púlpito de madeira, a ponto de produzir um reavivamento histórico em toda nação de Israel? Quais as características peculiares que nortearam o significado daquele púlpito em especial? Podemos compreender o significado prático e bíblico de um púlpito?

Sinais da queda

Sinais da quedaA queda de uma igreja passa por cinco estágios nem sempre fáceis de perceber.

Por Gordon MacDonald

Um pouco antes de terminar meus estudos em teologia, fui convidado para pastorear uma congregação no sul do Illinois, nos Estados Unidos. Aquele foi meu primeiro grande despertamento para as realidades da liderança pastoral – e uma experiência um tanto desconfortável. As habilidades ou dons que levaram a congregação a me convidar a ser seu líder espiritual foram, provavelmente, meu entusiasmo, minha pregação e minha aparente habilidade – mesmo sendo ainda jovem – em alcançar pessoas e fazê-las sentirem-se cuidadas.

O que não havia sido mencionado era o fato de aquela congregação estar desiludida devido a uma terrível divisão provocada pelo pastor anterior, que encorajou um grupo de cem pessoas a sair com ele para formar outra congregação. E bastaram apenas alguns meses para que eu percebesse que entendia muito pouco sobre liderar uma organização com aquele tamanho e complexidade, e ainda por cima, tão ferida. Com meus 27 anos, eu estava completamente perdido. Passara meus anos no seminário pensando que tudo que alguém precisava para liderar era uma mensagem carismática e uma visão encorajadora, e tudo o mais na vida da igreja seria perfeito. Ninguém havia me falado sobre grupos a serem dirigidos, equipes esperando resultados e congregações precisando ser curadas. Há quem tenha bom conhecimento de como conduzir uma comunidade cristã. Eu não tinha.

domingo, 31 de outubro de 2010

A Igreja Perseguida necessita de orações


EMIRADOS ÁRABES UNIDOS (33º) - Os Emirados Árabes Unidos (EAU) é uma federação formada por sete Estados. Eles se encontram na Península Arábica, e são banhados tanto pelo Golfo Pérsico como pelo Golfo de Omã.


Quase toda a extensão dos Emirados está no deserto de Rub al-Khali. Na zona costeira está localizada a maior parte das jazidas de petróleo.

Os sete Estados que formam os Emirados são: Abu Dhabi, Dubai, Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm al-Qaiwain.

O Reino Unido, durante o século XIX, mantinha vários tratados com xeques árabes no Golfo, a fim de proteger suas rotas comerciais com a Índia. Muitos desses xeques habitavam onde os EAU se encontram hoje.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Previsão regimental que mantém Ficha Limpa já tem maioria no STF

Seis ministros já votaram a favor de uma previsão regimental que mantém a decisão do TSE pela cassação do registro de Jader Barbalho (PMDB). Se confirmado, o resultado deve garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, no caso do candidato ao Senado pelo Pará. A decisão também deve ter repercussão em casos similares que chegarão ao STF.
Com a votação do mérito empatada em 5 a 5, o ministro Celso de Mello, que havia votado a favor de Jader, defendeu a aplicação do inciso II, do artigo 205, que sustenta a manutenção da decisão do TSE. Após o voto da ministra Ellen Gracie, em acordo com Celso de Mello, essa tese vencia por 6 a 2. Neste momento está argumentando o ministro Marco Aurélio.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Autoridades definem execução de pastor por apostasia

.
IRÃ (2º) - O pastor cristão Yousef Nadarkhani foi acusado de apostasia, o que implica na sentença de morte no Irã. Autoridades dizem que ele seria executado no domingo, dia 24 de Outubro. Sua esposa foi sentenciada a prisão perpétua

Youcef liderava uma das maiores comunidades protestantes iranianas e foi marcado por converter muçulmanos a Cristo.


Ele foi preso no começo do mês após a negar a decisão de autoridades locais que o forçava a ler a Alcorão a crianças cristãs.



No domingo, cristãos e ativistas dos Direitos Humanos ainda apelavam pela liberdade do casal.


Tradução: Carla Priscilla Silva 


Fonte: CBN News

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Família de cristã assassinada por muçulmanos aceita acordo

PAQUISTÃO (14º) - Os pais de Lubna Masih, a cristã de doze anos de idade que foi estuprada e assassinada por um grupo de muçulmanos em Rawalpindi, uma cidade do Paquistão localizada na província de Punja, aceitou uma nização de um milhão de rúpias (cerca de 11.600 euros) para abandonar o processo judicial contra os responsáveis pelo crime. Sua família, ainda de luto, está muito triste e confusa.

Depois de uma luta entre as organizações cristãs que incentivaram os pais a rejeitarem qualquer acordo proposto, outros emissários e mediadores, incluindo vários membros do Parlamento, Saleem e Guddi Masih cederam e aceitaram a contribuição significativa, que encerra o caso de um estatuto jurídico. Saleem, o pai de Lubna, disse: "Eu perdoo os homens que mataram a minha filha. Nós vamos começar uma vida nova".

Família de cristã assassinada por muçulmanos aceita acordo

PAQUISTÃO (14º) - Os pais de Lubna Masih, a cristã de doze anos de idade que foi estuprada e assassinada por um grupo de muçulmanos em Rawalpindi, uma cidade do Paquistão localizada na província de Punja, aceitou uma indenização de um milhão de rúpias (cerca de 11.600 euros) para abandonar o processo judicial contra os responsáveis pelo crime. Sua família, ainda de luto, está muito triste e confusa.

Depois de uma luta entre as organizações cristãs que incentivaram os pais a rejeitarem qualquer acordo proposto, outros emissários e mediadores, incluindo vários membros do Parlamento, Saleem e Guddi Masih cederam e aceitaram a contribuição significativa, que encerra o caso de um estatuto jurídico. Saleem, o pai de Lubna, disse: "Eu perdoo os homens que mataram a minha filha. Nós vamos começar uma vida nova".

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pastor iraniano é condenado à morte por "crime de pensamento"

IRÃ (2º) - Um pastor evangélico foi condenado à morte no Irã pelo que é classificado como um “crime de pensamento”. Há outros cristãos de sua igreja presos e a esposa deste pastor têm recebido ameaças de prisão perpétua. O casal tem dois filhos jovens.

De acordo com alguns blogs que acompanham o caso, o pastor Youcef Nadarkhani, líder de uma das maiores igrejas protestantes do Irã, foi condenado à morte por apostasia no dia 2 de outubro por uma corte da província de Gilan. Esta informação foi dada pelo advogado do pastor, Nasser Sarbaz, que a transmitiu a seu cliente no cárcere. 

Depois do veredicto o pastor foi transferido do presídio de Lakan para um centro de detenção administrado pela polícia política da República Islâmica do Irã. Ele havia sido detido inicialmente em outubro de 2009 por protestar contra uma decisão governamental que tentava impor o ensino do Alcorão ao seu filho.

sábado, 9 de outubro de 2010

Cristãos unidos contra a Resolução da Difamação da Religião

BRASIL (*) - Dia 1° de outubro, o underground, ministério de jovens da Missão Portas Abertas, iniciou a campanha Free to Believe para arrecadar assinaturas em todo o Brasil a fim de convocar os jovens e toda a Igreja no país para se posicionarem contra a Resolução da Difamação da Religião.

Até o momento do envio desta notícia, chegamos a 11.100 petições eletrônicas. Isso sem contar com as que foram impressas pela página do site e estão circulando nas igrejas!

domingo, 3 de outubro de 2010

Interceda pelos evangelistas em Zanzibar

ZANZIBAR (34º) - O território de Zanzibar é formado por três ilhas: Unguja, a ilha principal, Tumbatu e Pemba. A capital de Unguja, chamada Cidade de Pedra, é patrimônio mundial da humanidade, tombada pela UNESCO.

Os colonizadores originais de Zanzibar foram africanos de fala banto. Os persas chegaram no século X. Mas foram os árabes, em particular os omanis, que tiveram a maior influência nas ilhas.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Líder pede perdão por agressão a seminaristas

ÍNDIA (26º) - A polícia prendeu seis pessoas em conexão com o incidente relatado em maio de 2010. Todos os suspeitos são de uma aldeia vizinha. Quando os locais desta vila ouviram que os seus concidadãos residentes estavam sendo acusados pelo crime de ataque ao seminário, toda a aldeia se sentiu culpada por seus atos.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cristãs quenianas são sequestradas e torturadas

QUÊNIA (50º) - Três homens, incluindo o Sr. Y, líder de um grupo de obreiros quenianos apoiado pela Barnabas Fund, viajaram para Nairobi na quarta-feira, dia 15, para ajudar três cristãs na mudança de seu apartamento para um local mais seguro. Embora eles tenham chegado a salvo no local, quando a esposa do Sr. Y tentou contato não obteve resposta. Mais tarde, por volta das 21h ela começou a questionar se algo sério poderia ter acontecido e foi para Nairobi. Lá encontrou o apartamento aberto, mas nenhum vestígio dos obreiros.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cristão etíope é agredido por deixar o islã

ETIÓPIA (44º) - A International Christian Concern (ICC) tem conhecimento de que em 13 de setembro, três muçulmanos atacaram um cristão em Dufti, na Etiópia.

Os muçulmanos levaram à força Muhammad Ali, um ex-muçulmano, a uma mesquita na suspeita de que ele havia deixado o Islã. Eles pediram a Ali que entrasse e orasse na mesquita. Quando ele se recusou, foi esfaqueado no quadril e imediatamente levado para o Hospital Dufti Referral.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ameaçadas três construções de igreja

MUNDO MUÇULMANO - Três missionários da Gospel for Asia (GFA), servindo em diferentes áreas estão enfrentando oposição por erguerem os edifícios da igreja.

Em cada caso, a terra foi comprada, mas logo que começaram os trabalhos de construção, a população local e os líderes de grupos anticristãos impediram o desenvolvimento.

sábado, 11 de setembro de 2010

Cristãos beshenos enfrentam resistência

Saiba mais sobre a Igreja Perseguida na Etiópia
ETIÓPIA (44º) - Viver como um cristão protestante em uma cidade predominantemente muçulmana como Besheno, no sudeste da Etiópia, não é fácil. Desde o início, o alcance protestante na cidade foi recebido com resistência. Desde 2005, a Portas Abertas (OD) vêm acompanhando atentamente a situação. Infelizmente os cristãos nesta área testemunham a perseguição contínua e pressão em vários níveis.

Falsamente acusados de crimes

sábado, 4 de setembro de 2010

Muçulmanos retomam construção em cemitério cristão

PAQUISTÃO (14º) - Muçulmanos liderados por um clérigo linha-dura na sexta-feira (27 de agosto) retomou a construção de um cemitério cristão no Mandi Bhawaldin, profanando mais túmulos, apesar de uma ordem do governo local para parar a construção, de acordo com All Pakistan Minorities Alliance (APMA).

Clérigo muçulmano radical, Mirza Abdul Ghani tinha construído uma mesquita no cemitério cristão na estrada New Rasool em Mandi Bhawaldin após supostamente ocupar as terras por 16 anos, quando os cristãos locais foram muito intimidados para se opor, afirmou Salamat Zia da APMA.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Taliban paquistanês mata três trabalhadores humanitários cristãos estrangeiros

PAQUISTÃO (14º) - Na última quarta-feira (25 de agosto), autoridades recuperaram os corpos de três trabalhadores humanitários cristãos que haviam sido sequestrados e mortos por membros do Taliban paquistanês no país devastado pela enchente, segundo funcionários da área.

Atif-ur-Rehman, diretor de coordenação distrital da Swat, disse à Compass que o exército do Paquistão recuperou os corpos dos três trabalhadores humanitários estrangeiros que atuavam nas inundações por volta das 7 horas da manhã de quarta-feira. Um funcionário da organização humanitária internacional que empregava os trabalhadores retendo seus nomes pediu que a agência não os identificasse por razões de segurança. Fontes militares, que tiveram a notícia da morte pela mídia eletrônica e impressa, para evitar pânico em outros trabalhadores, humanitários permitiu à Compass publicação sob forma limitada.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Detalhes trágicos emergem na perseguição vietnamita

VIETNÃ (21º) - International Christian Concern (ICC) soube novos detalhes a respeito da perseguição religiosa no Vietnã e o desfecho brutal.

Autoridades vietnamitas ordenaram aos cristãos do vilarejo de Con Dau, próximo a Da Nang, que abandonem o lugar para construção de um resort no lugar. Quando as pessoas resistiram, a água da irrigação do arroz foi cortada, cortando a fonte de renda e alimento. Em 4 de maio de 2010, a polícia vietnamita cercou e atacaram um funeral enquanto o cortejo entrava no cemitério. Foram presas e agredidas 62 pessoas incluindo mulheres que foram dançarinas noturnas. Uma grávida, Le Thin Van, foi atingida no estômago e teve um aborto espontâneo.

sábado, 28 de agosto de 2010

Perseguição demanda atenção dos Estados Unidos

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (*) - O Comitê Internacional de Liberdade Religiosa dos Estados Unidos (USCIRF) tem expressado preocupação quanto ao tratamento de minorias religiosas no Iraque.

Elizabeth Prodromou, vice-presidente do comitê, contou à OneNewsNow que o Senado e a Casa Branca passaram resoluções que focam na contínua perseguição das minorias religiosas no Iraque.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tribunal popular é criado para trazer justiça às vítimas de Orissa

ÍNDIA (26º) - Dois anos após a onda de ataques anticristãos na Índia, as pessoas do distrito de Kandhamal ainda esperam por justiça e os autores dos massacres continuam impunes. Para dar voz às vítimas, o Fórum Nacional de Solidariedade (NSF) acertou ontem em Nova Delhi um tribunal nacional popular, envolvendo ex-juízes, ativistas, jornalistas e analistas políticos. Até 24 de agosto eles ouvirão testemunhos dos sobreviventes do massacre, em busca de esclarecer os 43 casos de violência acontecidos entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, causadores de 93 mortes e que forçaram mais de 56 mil pessoas a fugirem para salvar suas vidas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Extremismo por trás de ataques a igrejas indonesianas

INDONÉSIA (48º) - O país que é lar da maior população muçulmana do mundo celebrou na última quarta, o 65º dia da independencia em meio a um sentimento generalizado de desconfiança na capacidade do governo em verificar ataques de grupos islâmicos contra igrejas.

Organizações muçulmanas e islamicas, budistas e hindus uniram-se a centenas de cristãos para um culto ecumênico perto da praça do monumento nacional em Jacarta para protestar sobre um “governo inativo” pelos ataques a cristãos e “fechamento forçado das igrejas,” segundo o jornal, the jakarta globe. Eles planejaram manter o serviço fora do Palácio do Estado, mas o governo proibiu devido aos preparativos para as celebrações do dia da independência, o jornal relata.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paquistão : Um momento crítico para os cristãos

PAQUISTÃO (14º) - O boletim de oração da liberdade religiosa (RLPB) observou dois ataques terríveis contra os cristãos do Paquistão: o de uma enfermeira estagiária cristã, Madalena Ashraf, que foi espancada, torturada, estuprada e jogada de uma janela do hospital, e o caso dos irmãos rer. Rashid Emmanuel (32) e Sajid Emmanuel (30) que haviam sido presos sob a acusação de falsa blasfêmia, torturado e depois mortos a tiros em frente ao tribunal de Faisalabad. A intolerância islâmica aumenta sem controle em todo o Paquistão. O fundamentalismo islâmico proveniente de mesquitas e madrassas,cultivam o ódio que é, então, alimentada pela impunidade que os autores desfrutam. Como aumentam o caos e a anarquia, a situação para os cristãos se deteriora.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Grupo ameaça fechar igreja na Indonésia

INDONÉSIA (48º) - Policiais e funcionários públicos uniram forças com grupo muçulmano para fechar uma igreja do norte da provincia Sumatra em 30 de julho, com líderes forçados a prometer que não continuarão com os cultos locais.

A pastora Leritio Panjaitan da Binanga HKBP (Huria Kristen Batak Protestante), Igreja na estrada Gunung Tua-Sibuhan no Sibori Dolok, Sipirol, norte da província Sumatra, diz que funcionários públicos e grupos ameaçaram queimar as instalações se os cultos continuassem lá.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dois jovens muçulmanos sentenciados por incendiar igreja

MALÁSIA (*) - Dois jovens foram presos após ataques à Igreja Tabernáculo Metro, Assembleia de Deus, e sentenciados em cinco anos de prisão. Em 8 de janeiro, algumas pessoas apedrejaram e incendiaram um prédio, localizado nos arredores de Kuala Lumpur, causando sérios danos, conforme mostra imagem.

Os dois irmãos, Raja Mudammad Faizal Raja Ibrahim, 24, e Raja Muhammad Raja Idzham Ibrahim, 22, foram encontrados pela polícia com queimaduras, mas tentaram se defender dizendo que estavam em um churrasco.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Clérigo muçulmano "forja" caso de blasfêmia contra família cristã

PAQUISTÃO (14º) - Mais uma vez, as controversas leis de blasfêmia do Paquistão têm sido usadas indevidamente. Conforme a ANS descobriu, um clérigo muçulmano “forjou” um caso contra alguns cristãos locais e os denunciou pela acusação de blasfêmia, o que eles negam totalmente.

Investigações revelaram que um caso de polícia contra três membros de uma família cristã foram registrados na delegacia de Lahore.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Muçulmanos iniciam o jejum do Ramadã

MUNDO MUÇULMANO - O Ramadã - mês de jejum anual dos muçulmanos - começa na quarta-feira ou quinta-feira, dependendo do país, em condições extremamente rigorosas, com o forte calor que afeta o hemisfério norte.

Quase 1,5 bilhão de muçulmanos no mundo devem iniciar o mês de jejum e as orações rituais do Ramadã, que celebra a revelação divina recebida por Maomé.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estrangeiros que trabalhavam para ONG são mortos no Afeganistão

AFEGANISTÃO (6º) - Autoridades do Afeganistão disseram neste sábado que oito estrangeiros e dois afegãos foram encontrados mortos a tiros perto de veículos abandonados na província de Badakhshan, no nordeste do país.

Acredita-se que os estrangeiros sejam seis americanos, uma britânica e um alemão que trabalhavam para a organização International Assistance Mission (IAM), que dá assistência oftalmológica e médica em geral.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Defensores de nova constituição celebram vitória em referendo

QUÊNIA (50º) - Os partidários do “sim” no referendo constitucional do Quênia comemoraram nesta quinta-feira o resultado da votação realizada na quarta-feira, na qual a população opinou sobre a adoção de uma nova carta magna.

Resultados preliminares divulgados apontam que cerca de 70% dos que votaram são a favor de uma nova constituição que, entre outras coisas, diminui os poderes do presidente.

Ativistas que faziam campanha pelo "não" no plebiscito admitiram a derrota.

O líder do grupo que defendia as mudanças, o ministro da Energia, Kiraitu Murungi, disse que o Quênia "renasceu" com o resultado.

"Dizer que vencemos é realmente pouco. O Quênia renasceu, esse é o nascimento de uma segunda República do Quênia", disse.

Durante comemorações do “sim” em Nairóbi, o presidente, Mwai Kibaki, pediu união nacional em torno das mudanças previstas.

Mudanças

O plebiscito, parte do acordo para acabar com a violência que se seguiu às eleições gerais de 2007, na qual morreram mais de mil pessoas, transcorreu pacificamente.

Além de reduzir as atribuições do presidente, a nova constituição cria o Senado, reconhece tribunais de Justiça muçulmanos, dá maior autonomia para administrações regionais, aumenta as liberdades civis e cria uma comissão para administrar as terras públicas.

Entre os que apoiavam as reformas estão Kibaki e o primeiro-ministro, Raila Odinga, rivais nas eleições de 2007.

O correspondente da BBC em Nairóbi Peter Greste diz que o Quênia deve passar agora por um intenso processo legislativo para implementar as reformas aprovadas.

Conheça a opinião da igreja sobre a nova Constituição.

domingo, 1 de agosto de 2010

A Igreja tem sido marcada com o derramamento de sangue

ÍNDIA (26º) - A Índia é o sétimo maior país do mundo em extensão. Sua área corresponde a um terço do Brasil.

Localizada na região centro-sul do continente asiático, a Índia é delimitada ao norte pelo Himalaia, a cadeia de montanhas mais alta do mundo, e faz fronteira com Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh e Mianmar.

A vasta planície central é caracterizada pela presença de três rios: Ganges, Indo e Brahmaputra. No extremo sul do país, uma grande região é ocupada pelo planalto do Decã.

A Igreja

O cristianismo está no país desde o ano 52. Segundo a tradição, o discípulo Tomé foi à Índia durante essa época e estabeleceu sete igrejas na região conhecida agora como Kerala, e outras em Madras. Ele foi martirizado e sua sepultura ainda está em São Tomé de Meliapor.

Há três correntes do cristianismo na Índia: protestante (igrejas tradicionais), independente e católica romana. Os cristãos formam 2,33% da população; mais da metade deles é católica. Os protestantes também formam um grupo grande e se dividem em anglicanos, ortodoxos, batistas, presbiterianos e luteranos. Os independentes são igrejas que não estão filiadas às tradicionais, e incluem os pentecostais. São aproximadamente 13% dos cristãos.

O nominalismo é o maior problema enfrentado pela Igreja, em grande parte devido à falta de treinamento e discipulado.

Um dos melhores métodos de evangelização são as redes de rádio cristãs, que alcançam milhares de pessoas com a Palavra de Deus. Organizações e trabalhadores locais também têm sido muito bem sucedidos. A Associação de Missões da Índia (India Missions Association) coordena cerca de 50 agências evangélicas que atuam no país.

A perseguição

A tensão entre hindus, siques, muçulmanos e cristãos é alta. Há muitos relatos de ataques a igrejas, raptos, detenção e intimidação feitos por extremistas hindus. Essas ações são particularmente dirigidas aos líderes das igrejas.

Oito Estados têm leis anticonversão, que impedem a conversão de hindus ao cristianismo. Mesmo assim, muitos dalits pobres têm se convertido.

Os dalits formam a casta mais baixa da sociedade hindu. Eles são conhecidos comumente como "intocáveis", pois sua posição os torna indignos de serem tocados por outras pessoas de castas mais altas.

Empregos e empréstimos governamentais são negados àqueles que se convertem ao cristianismo, e o monitoramento dos cristãos tem aumentado. No entanto, alguns casos recentes de perseguição tornaram-se públicos e resultaram em uma atenção maior do governo em proteger os direitos e liberdades dos cristãos.

Grande parte da perseguição é realizada por alas radicais de hindus e muçulmanos, as quais têm oprimido, atacado e até assassinado cristãos.

Em agosto de 2008, o assassinato de um líder hindu no Estado de Orissa e a falsa acusação de que cristãos teriam cometido o delito levaram a um massacre jamais visto.

Cristãos em Orissa e, mais tarde, em Estados vizinhos foram alvo de incêndio criminoso, assalto, agressão física e até assassinato. Dezoito mil ficaram feridos e 50 mil pessoas fugiram de suas casas, abrigando-se em campos de refugiados do governo.

Muitos ainda têm medo de voltar para suas vilas de origem e serem forçados a se converter ao hinduísmo.

Cerca de 60 cristãos foram mortos e muitos dos que fugiram ainda estão desaparecidos. Um total de 4.500 casas e 151 igrejas foi destruído.

O governo falhou em prender os criminosos e isso fez com que a violência atingisse as próprias autoridades. Um policial e um militar foram mortos ao tentar defender os cristãos de mais ataques.

Em alguns lugares, a situação não foi normalizada. Ainda há refugiados que não têm para onde voltar, pois suas antigas propriedades foram tomadas.

Motivos de oração

1. A Igreja indiana possui uma longa história. Louve a Deus pelo impacto duradouro que as missões cristãs têm exercido no país. Ore para que a Igreja continue a fortalecer suas bases e sua atividade evangelística, desenvolvendo ainda mais sua capacidade de envio missionário.

2. Missionários cristãos enfrentam ameaças e perseguições constantes no norte do país. Ore pela proteção deles e peça provisão divina para as muitas viúvas de mártires cristãos.

3. A Igreja tem sido marcada com o derramamento de sangue. Ore para que o martírio de cristãos seja um forte testemunho para os indianos. Os casos de martírios são amplamente divulgados em todo o país, o que tem levado muitos à fé cristã.

4. Muitos radicais hindus opõem-se violentamente ao cristianismo. Ore para que ocorra o abrandamento da oposição hindu e para que o cristianismo ganhe a simpatia de líderes hindus influentes.

5. Ore pelas eleições gerais na Índia, que acontecerão na primeira metade de 2009. Que o governo escolhido dirija a nação segundo os valores de Deus.


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cristão é sequestrado

IRAQUE (17º) - Um grupo de homens armados sequestraram um cristão na noite passada em Kirkuk. Fontes locais afirmam que Yonan (Jonas) Daniel Mammo, 50, estava fechando seu escritório na vizinhança de Almas, quando três homens armados saíram de uma BMW e o levaram.

Mammo é casado e tem duas filhas. Ele não é rico, mas trabalha em uma casa de câmbio. Depois de seu sequestro, ele ligou para sua esposa, dizendo que os sequestradores queriam resgate.

Louis Sako, arcebispo de Kirkuk, entrou em contato com outros líderes religiosos na cidade e com o governo.

A violência contra os cristãos estão ficando muito frequentes no país, como resultado da falta de autoridade do governo. Já se passaram quatro meses das eleições parlamentares, e os partidos iraquianos ainda não formaram um novo governo.

“O país está em trevas, e nessas situações, os grupos criminosos ficam mais e mais fortes”.

Na semana passada, um homem turco e seu filho foram assassinados. “Para os cristãos iraquianos, testemunhar e demonstrar sua fé significa se tornar um mártir”.


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para salvar suas vidas, cristãos se fazem de mortos

ÍNDIA (26º) - Dois evangelistas disseram ter sobrevivido a um ataque no distrito de Balaghat, Madhya Pradesh, ao se fingirem de mortos quando extremistas hindus os cercaram e os agrediram.

Os seis agressores acusaram Mahindra Kharoley, 20, e Munshi Prasaad Bahey, 30, de converter pessoas à força.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Enfermeira cristã é violentada por médico muçulmano

PAQUISTÃO (14º) - Uma enfermeira ficou inconsciente após um médico muçulmano tê-la estuprado e jogado do quarto andar do hospital em que trabalhavam.

A enfermeira, ainda estagiária, disse para a imprensa e grupos de direitos humanos que diversos muçulmanos, liderados pelo doutor Abdul Jabbar Meammon, a estupraram e jogaram seu corpo inconsciente do quarto andar do hospital Jinnah Postgraduate Medical Center (JPMC) para impedir que ela revelasse o abuso.

Meammon, que assumiu uma sala na ala feminina do hospital, tem um histórico de abuso contra enfermeiras cristãs, afirma um administrador do hospital. A doutora Seemi Jamali, chefe da Emergência, disse que Meammon foi suspenso do hospital sete vezes por beber no trabalho e outros maus comportamentos, e ele estava bêbado quando agrediu Ashraf.

Médico no IML do hospital, cuidando das autópsias, Meammon ocupava um quarto na ala feminina do dormitório do hospital, conta Jamali. Ela acrescentou que Meammon é uma figura influente, apoiado por um partido político em Karachi.

Magdalene Ashraf, estudante do terceiro ano de enfermagem, ficou inconsciente durante 56 horas, enquanto os cirurgiões batalhavam para salvar sua vida. Ainda em condições críticas, ela deu um depoimento para a polícia no dia 19 de julho. No mesmo dia, ela conversou com um advogado, relatando o estupro e a agressão.

A polícia apenas acusou Meammon e seus cúmplices com tentativa de assassinato. No entanto, um relatório médica confirmou que Ashraf foi estuprada por Meammon e mais cinco homens.

Um dos familiares de Ashraf disse que eles continuam a receber ameaças de Meammon.



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Norte-coreanos sofrem com a miséria do país


COREIA DO NORTE (1º) - A Coreia do Norte está chegando a um limite. Um representante da Portas Abertas conversou com um cristão do país que está na 1ª posição da Classificação de países por perseguição. Nos últimos oito meses, ele testemunhou uma grande mudança em seus compatriotas: “Caos e pânico absolutos”.

Muitos jornais ocidentais publicaram artigos sobre isso: “A Coreia do Norte desvaloriza sua situação atual”. Em uma tentativa de conseguir o máximo de dinheiro possível, Kim Jong-Il decidiu implementar uma reforma na moeda nacional. Por meio de transmissões de rádio, os cidadãos ouviram a mensagem de que teriam apenas uma semana para trocar suas economias para a nova moeda corrente. Mil wons valeriam apenas 10, o que significa que o dinheiro guardado durante anos seria reduzido a quase nada. Além disso, eles só poderiam trocar no máximo 100.000 wons de suas economias, o equivalente a 1.000 wons. “Foi um choque terrível para o povo. Sabe o que conseguimos comprar com 1.000 wons? Dois quilos de arroz ou 20 garrafas de água. Algumas pessoas estavam economizando dinheiro há mais de 10 anos. A mídia do governo declarou que não receberíamos mais salários. Fomos abandonados”.

O cristão continua: “Recentemente, vi um grupo de crianças, andando pela estrada. Elas estavam colhendo ervas e plantas. A escola requer que elas colham uma quantidade de plantas para o próprio estabelecimento”.

Até novembro de 2009, as pessoas podiam se cuidar sozinhas. “Claro, a situação era ruim se comparada a outros países. Muitos morriam de fome, mas outros conseguiam sobreviver. Após a reforma na moeda nacional, as pessoas entraram em pânico. Alguns sofreram ataques do coração quando souberam da perda de suas economias. Soube da história de uma mulher que havia comprado arroz na China e vendeu por muito dinheiro na Coreia do Norte. Alguns dias depois, todo o dinheiro foi reduzido a nada. Então, ela cometeu suicídio.

A economia nacional está totalmente estática. Ninguém quer gastar dinheiro “O alimento está muito caro. É possível comparar o início deste ano com a década de 90, em que muitas pessoas morreram de fome. Este é o mundo em que estamos vivendo”.




segunda-feira, 19 de julho de 2010

Importante pastor é morto a tiros

DAGUESTÃO (*) - Um importante pastor foi morto após ter sido baleado na cabeça quando saía da igreja, no que foi compreendido como um ato para intimidar os ex-muçulmanos da república do Daguestão.

Artur Suleimanov, 49, também um ex-muçulmano, foi assassinado por atiradores que se aproximaram e abriram fogo quando o pastor entrou no carro em frente à igreja Casa de Oração Hosana na capital, Makhachkala, na quinta-feira, 15 de julho.

Ele morreu no hospital por causa dos ferimentos, cerca de uma hora depois. Ninguém mais se feriu no ataque. O pastor Artur deixa sua esposa, Zina, e cinco filhos, o mais novo de 12 anos.

A igreja de Suleimanov é uma das maiores igrejas protestantes no Daguestão. Em um contexto em que os cristãos enfrentam agressões e intimidações regulares, sua vida fio ameaçada em diversas ocasiões.

A organização Barnabas Fund tem apoiado os cristãos no Daguestão, e se encontrou com o pastor Artur diversas vezes. Um representante afirma: “O pastor Artur Suleimanov era um cristão maravilhoso, e sua morte foi um choque devastador para a Igreja no Daguestão. Ele a Igreja Casa de Oração Hosana eram muito ativos no ministério e no evangelismo. Entendemos que esse assassinato foi uma tentativa de pressionar e amedrontar os cristãos no país”.

Pedidos de oração

• Ore para que Deus console a família do pastor Suleimanov, e também sua igreja.

• Ore para que os assassinos e todos que estão por trás desse incidente possam conhecer a Jesus Cristo.

• Ore pela proteção da Igreja no Daguestão, para que ela não se intimide com essa violência.

A República Rússia do Daguestão faz fronteira com a Chechênia no turbulento norte do Cáucaso. A população é 98% muçulmana e a Igreja enfrenta perseguição de vários grupos.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cristãos conseguem escapar de tiroteio

PAQUISTÃO (14º) - Extremistas muçulmanos atiraram contra o carro de um evangelista cristão; ao mesmo tempo, em outro lugar da Província de Punjab, dois cristãos foram acusados de assassinato após um tiroteio.

Após uma conferência de jovens em Essa Nagri, o pastor Kamran Pervaiz, preletor convidado do evento, estava no banco do passageiro voltando para Faisalabad com sua equipe no dia 25 de junho, quando 12 homens armados tentaram parar o carro.

O pastor Naeem Joseph, organizador da conferência, guiava o grupo em uma motocicleta, e conseguiu fazê-los passar pelos homens armados e chegar à estrada Narawala.

“Eu não parei”, conta o pastor Naeem. “Atiraram em minha direção, mas consegui escapar, peguei um atalho e entrei na floresta”.

Pervaiz Sohtra estava dirigindo o carro.

“O pastor Kamran disse para eu aumentar a velocidade. Os homens armados gritaram para eu parar o carro, e atiraram em nós. Eu vi do retrovisor que eles estavam nos perseguindo, e disse para todos se abaixarem.”

Pervaiz disse que tem certeza de que eles foram atacados por causa de seu envolvimento na conferência. Os muçulmanos já haviam alertado os cristãos para cancelarem o evento.




segunda-feira, 12 de julho de 2010

Conflitos entre cristãos e muçulmanos afetam região

INDONÉSIA (48º) - Três mortos e cinco feridos. Essa é o resultado da violência que teve início durante o fim de semana, entre dois grupos de jovens cristãos e muçulmanos em Ambon, capital de Maluku. A polícia interferiu para acalmar a situação, e o chefe de segurança tentou apaziguar os dois lados. No passado, as ilhas moluccas foram cenário de conflitos sectários que deixaram centenas mortos, e destruíram igrejas e mesquitas.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cristão é executado por muçulmanos

SOMÁLIA (4º) - Fontes afirmam que integrantes da Al Qaeda ligados ao grupo muçulmano somali Al-Shabaab executaram publicamente um ex-muçulmano no distrito de Hudur, Somália, dia 1º de julho.

Muhammad Guul Hashim Idiris, um cristão convertido do islamismo, estava viajando de Kalafo, cidade na fronteira com a Etiópia, para visitar sua mãe em Mogadishu.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Em nova onda de violência, mais um cristão é morto em Mosul

IRAQUE (17º) - O sofrimento da comunidade cristã em Mosul, a cidade mais perigosa do Iraque, continua. No dia 5 de julho, em outro ataque, mais um cristão morreu. Behnam Sabti, 54 anos, trabalhava como enfermeiro no hospital estadual Jumhuriya. Uma bomba colocada embaixo de seu carro explodiu quando o homem estava dirigindo; ele morreu na hora. Fontes locais, anônimas por questões de segurança, disseram estar convencidas de que o motivo para o assassinato era a religião de Behnam. Casado e com três filhos, ele será enterrado em Bashiqa Kemal, seu vilarejo nativo no norte de Mosul.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Radicais muçulmanos ameaçam cristão de morte

INDONÉSIA (48º) - Os cristãos continuam a enfrentar muita perseguição na cidade de Bekasi, a 25 km de Jacarta. Nesta semana, penduraram um banner em frente a uma mesquita, com a foto de um cristão com uma corda em volta do pescoço, e escrito: “Esse homem merece a pena de morte!”.

O homem é Andreas Sanau, 29 anos, acusado juntamente com Henry Sutanto pela Frente de Defesa Islâmica (FPI) e organizar batismos em massa. A FPI é um grupo radical muçulmano conhecido por sua violência contra as minorias religiosas, principalmente cristãos.

domingo, 4 de julho de 2010

Os líbios são um dos grupos menos alcançados com o evangelho

LÍBIA (22º) - A Líbia é o 17° maior país do mundo e sua extensão equivale à soma dos Estados do Amazonas e Amapá. A maior parte de seu território é deserta, com oásis ao noroeste e planícies costeiras ao nordeste.

O cristianismo possui raízes antigas na Líbia. Mas a fraca evangelização inicial, em conjunto com o enfraquecimento causado pelo cisma donatista, deixou o país à mercê do avanço islâmico no século VII.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Jovem batista é preso por não fazer juramento militar

AZERBAIJÃO (24º) - A agência de notícias Forum 18 News relatou que Armen Mirzoyan, um jovem batista em Nagorno-Karabakh, local internacionalmente não reconhecido no sul de Cáucaso, Azerbaijão, foi condenado a um ano de prisão por se recusar a realizar o juramento militar e entregar armas durante seu serviço militar obrigatório.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eleições afetam Igreja

COLÔMBIA (*) - Em uma tentativa de impedir as campanhas das eleições presidenciais do candidato Juan Manuel Santos, do partido de direita “U”, as guerrilhas espalharam rumores de que, se o seu rival Antanas Mockus ganhasse as eleições, eles iriam diminuir a pressão e restrições impostas aos cristãos de áreas rurais, permitindo até que 15 igrejas fossem reabertas.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cristãos correm risco legal

AFEGANISTÃO (6º) - A associação Christian Solidarity Worldwide está muito preocupada que o aumento das ameaças às vidas dos cristãos afegãos signifique um “perigo inconstitucional” para os convertidos. Durante as últimas semanas, vimos muitos líderes importantes pedindo prisão imediata e execução dos cristãos. De acordo com fontes na região, mais de 20 cristãos afegãos foram presos na semana passada.

A atual situação teve início quando um canal privado de TV transmitiu fotos de afegãos sendo batizados. Desde então, grupos em quatro províncias exigiram a execução dos apóstatas, o presidente Karzai pediu uma investigação completa sobre o assunto, duas ONGs de ajuda humanitária foram suspensas.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Muçulmanos planejam guerra contra cristãos

INDONÉSIA (48º) - A Agência International Christian Concern (ICC) foi informada de que em Bekasi, Indonésia, muçulmanos extremistas estão caminhando para iniciar uma guerra religiosa contra os cristãos.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Organização pede mudanças a favor da liberdade religiosa

INDONÉSIA (48º) - A organização Human Rights Watch (HRW) pediu à União Europeia (UE) que pressione o Governo da Indonésia para que adote as reformas legais necessárias em sua administração para aplicar e cumprir os direitos humanos.

O grupo, com sede nos Estados Unidos, fez o requerimento por carta um dia antes de um encontro bilateral entre UE e Indonésia dedicado aos direitos humanos.

domingo, 27 de junho de 2010

Louve a Deus pelo enorme crescimento da Igreja vietnamita

VIETNÃ (21º) - O Vietnã localiza-se no Sudeste Asiático. Seu território caracteriza-se pelas planícies alagadas nos deltas do Rio Vermelho ao norte e do Rio Mekong ao sul, e por montanhas nas regiões norte e central.

As atividades missionárias cristãs, em particular as dos franceses, começaram no século XVII.

Formada em 1929, a Igreja Evangélica do Vietnã, ou Hoi Thanh Tin Lanh Vietnam, é a maior denominação protestante e a mais antiga do país. Ela é fruto do trabalho de missionários norte-americanos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coreia do Norte ameaça punição mais severa para cristão americano

COREIA DO NORTE (1º) - A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira aumentar as punições a um cidadão americano -- que foi sentenciado a trabalhos forçados por entrar ilegalmente no país no começo do ano -- se os Estados Unidos não suspenderem as hostilidades contra o país.

Aijalon Mahli Gomes, que morava na cidade de Boston, foi sentenciado em abril a oito anos de prisão e multa de US$ 700 mil. Pyongyang já libertou três americanos que tinham sido condenados por entrada ilegal no país, mas se negou a liberar Gomes por causa das tensões causadas pelo afundamento de um navio da Marinha da Coreia do Sul. EUA e Seul acusam a Coreia do Norte.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ajude os brasileiros com suas orações e ação


BRASIL (*) Quando vemos as notícias sobre tragédias, mortes etc., a nossa compaixão se desperta e ficamos movidos a ajudar de alguma maneira. Nós, como cristãos, devemos recorrer à oração, porque cremos que é a solução eficaz para os problemas, mas também podemos exercer o amor ao próximo e nos mobilizarmos a ajudar. Hoje você tem a oportunidade de fazer os dois. Separe um tempo de oração em favor daqueles que perderam tudo, e use sua liberdade para ajudá-los materialmente também.

Menino cristão é sequestrado e está doente por causa de trabalho forçado

PAQUISTÃO (14º) - Um garoto cristão de 11 anos está ficando fraco e doente de desnutrição por trabalhar em condições desumanas para um proprietário de terras muçulmano que o sequestrou. Ele está sendo forçado a trabalhar para pagar a dívida da família.

Katherine Bibi, mãe do garoto, disse que o proprietário Ashraf Cheema, do vilarejo Dhonikay, Wazirabad, ofereceu melhores condições de trabalho e possível cancelamento da dívida para o menino, se ele se convertesse ao islamismo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cristão condenado a 15 anos cumpre sentença na prisão

MARROCOS (37º) - A agência de notícias International Christian Concern (ICC) foi informada de que o cristão Jamaa Ait Bakrim está preso por “proselitismo”, ato punível pela lei marroquina.

Jamaa Ait Bakrim está na Prisão Central, localizada em Kenitra, Marrocos. Eles está lá desde 2005, quando foi condenado a 15 anos de prisão por “proselitismo” e “destruilão de deuses de outras religiões”. “Essa segunda acusação é uma estratégia comum para se criar outra infração e aumentar a pena, desviando a atenção da acusação inicial”, afirma outro cristão.

domingo, 20 de junho de 2010

A luta dos ex-muçulmanos

EGITO (20º) - O Egito é quatro vezes maior que o Estado de São Paulo, mas a maior parte de seu território encontra-se no deserto. Somente 3% das terras são aráveis, as quais geralmente se encontram às margens do Rio Nilo. A Península do Sinai - território estratégico que é a única ligação entre a África, a Europa e o Oriente Médio - encontra-se em território egípcio.

O cristianismo chegou ao Egito logo no 1º século a.C.. Segundo a tradição, foi o apóstolo Marcos que fundou a Igreja de Alexandria. Muitos movimentos cristãos importantes surgiram no Egito em anos posteriores.

O islamismo só chegou ao país séculos depois, e conversões em massa fizeram dele a religião principal.

sábado, 19 de junho de 2010

Conflitos afetam cristãos; pastor pede oração

QUIRGUISTÃO (49º) - Prisões e violência em que 124 pessoas morreram aconteceram em Osh, a segunda maior cidade ao Sul do Quirguistão. Osh fica próxima à fronteira com o Uzbequistão, e há um número de uzbeques vivendo na cidade. Centenas de uzbeques estão fugindo da região para buscar abrigo em seu país de origem.

Ainda não está claro o que gerou a violência, mas as tensões aumentaram na região desde a queda do presidente Kurmanbek Bakiyev. Quando ele foi retirado de seu cargo no dia 7 de abril de 2010, a área que o apoiava no sul se tornou o centro da instabilidade.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Governo paquistanês reforça segurança nos locais de culto

PAQUISTÃO (14º) - A polícia e outras agências de execução da lei estão em grande alerta por conta de ameaça de terrorismo contra locais de adoração, institutos e áreas residenciais dos grupos minoritários nas cidades de Jhang, Sargodha, Faisalabad, Lahore e Sheikhupura. Afirma-se que alguns cristãos estão na “lista de alvos de ataque” de terroristas.


Essa informação foi revelada à ASSIST News Service (ANS) por fontes paquistanesas confiáveis, incluindo um líder cristão, na segunda-feira, dia 07 de junho.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cristãos iraquianos temem nova onda de violência

IRAQUE (17º) - Um empresário cristão foi assassinado em Kirkuk no dia 7 de junho. Hani Salim Wadi era dono de uma loja de celulares no subúrbio da cidade. Ele tinha 34 anos de idade, era casado e tinha uma filha. As testemunhas disseram que ele foi baleado propositadamente. 




Por causa de sua morte, hoje, a comunidade cristã teme uma nova onda de violência na cidade. Um habitante local disse: "os cristãos tornaram-se mais uma vez o alvo dos ataques, agora temos que viver mais uma vez em uma atmosfera de insegurança".

terça-feira, 8 de junho de 2010

Parlamentares exigem morte de cristãos afegãos

AFEGANISTÃO (6º) - Nas últimas semanas, os cristãos afegãos têm se preocupado com as ameaças feitas por parlamentares. De acordo com a Imprensa Associada, o líder parlamentar Abdul Satter Khowasi ameçou executar cristãos que fossem ex-muçulmanos e que estivem envolvidos nas filmagens transmitidas pela televisão afegã. As imagens mostravam alguns cristãos sendo batizados e orando em persa.

Ele disse: “Os afegãos que apareceram naquele vídeo deveriam ser executados publicamente. O parlamento deveria acionar o promotor geral e o serviço secreto para prender aqueles afegãos e executá-los”.

Diversas organizações cristãs já foram fechadas no país e muitas entidades por todo o mundo tem tentado ajudar esses cristãos perseguidos.

Constantemente a televisão local reporta imagens de protestos feitos pelos alunos da Universidade de Kabul. Eles gritam ameaças de morte aos cristãos e exigem que todos os estrangeiros que forem acusados de proselitismo sejam imediatamente expulsos do país.

Quando as pessoas tornam público o seu relacionamento com Cristo, a maioria sente-se ameaçada e é falsamente acusada da seguinte maneira: “os muçulmanos têm sido forçados a se tornarem cristãos, eles têm sido manipulados por vocês cristãos”.

Algumas vezes, essa fala tem um sério impacto sobre a igreja, mas nem sempre isso ocorre, pois, apesar do medo e do fato de que muitos desses ex-muçulmanos não possam mais ir à igreja, a perseguição tem verdadeiramente fortalecido a Igreja afegã e, como já vimos, muitos têm aceitado a Cristo e sido batizados.

O pedido que os cristãos fazem é que seus irmãos por todo o mundo orem por eles para que sejam libertos do medo e consigam ficar no país. Os últimos relatos são de que muitos dos cristãos afegãos estão escondidos com muito medo de serem realmente executados.


Tradução: Homero S. Chagas

Fonte: Mission Network News

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Julgamento adiado novamente por não fornecer provas contra cristãos


TURQUIA (35º) - A décima primeira audiência do caso de uma suposta calúnia contra dois cristãos turcos se encerrou apenas alguns minutos após seu início por falta de avanço.

Promotores não forneceram nenhuma prova contra Hakan Tastan e Turan Topal desde a última sessão há quatro meses. A despeito da falta de motivo evidente para prosseguir o caso protelado, seu advogado disse que a Vara Criminal de Silivri marcou outra audiência para 14 de outubro.

“Eles estão arrastando isso inutilmente”, disse o advogado de defesa Haydar Polat após o juiz Hayrettin Sevim ter encerrado a audiência do dia 25 de maio.

sábado, 5 de junho de 2010

Cristãos pedem oração urgente

AFEGANISTÃO (6º) - No fim de maio, a Noorin TV, um canal de TV privado no Afeganistão, exibiu histórias dos afegãos que decidiram se tornar seguidores de Jesus. A filmagem incluía um batismo e mostrava os rostos de diversos cristãos. Esse vídeo, juntamente com declarações provocantes contra a fé cristã, foi exibido diversas vezes em outros canais de TV.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

De perseguidor a perseguido

BANGLADESH (45º) - Abdus Samad reúne os jovens de seu vilarejo em Nilphamari, norte de Bangladesh. Furioso, Samad fala: “Um cristão está vindo para cá, para converter as pessoas. Não podemos permitir que ele faça isso! Colham o máximo de varas de bambu que puderem. Vamos usá-los como armas”, ele disse.


O tal dia chegou. Quando Samad soube onde o cristão estava, ele correu até e ficou surpreso ao ver seu tio e seu sobrinho entre a multidão. “Por que eles estão mergulhando na água?”, questionou ele.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Supremo Tribunal aprova assentos para cristãos no Parlamento

IRAQUE (17º) - O Supremo Tribunal Federal aprovou os resultados das eleições do dia 7 de março, incluindo os cinco assentos para cristãos no parlamento iraquiano.

Os resultados da eleição chegou após meses de adiamentos, e significa uma maior representação para a minoria cristã no parlamento iraquiano – um primeiro passo para a igualdade de direitos. No total, 14 assentos da assembleia legislativa (composta por 325 lugares) pertencem a não muçulmanos, sendo cinco cristãos. Na última gestão, os cristãos possuíam apenas dois.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os amigos de Jó e os desafios do aconselhamento pastoral

Sergio Dario Costa Silva

"Ouvindo os três amigos o que acontecera a Jó, [...] combinaram ir juntos consolá-lo [...] ergueram a voz e choraram [...] sentaram com Jó na terra, sete dias e sete noites, e nenhum dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande." (Jó 1.11-13)

Aconselhar bem é um grande desafio até mesmo para os mais experientes conselheiros. Não se limita ao desejo de ajudar alguém ou vontade de ver a situação do aconselhado mudada. Aconselhar inicia-se com este desejo, mas não se limita a isto. Então como ajudar alguém eficazmente no aconselhamento? Ou melhor, o que significar ajudar? Como saber se estamos, de fato, ajudando ou não? Às vezes pensamos que estamos ajudando quando, na verdade, estamos prejudicando ou impedindo que a pessoa cresça.

Quanto ao texto apresentado, nota-se que os amigos de Jó possuíam um enorme desejo de ajudá-lo; contudo, no final de todo o processo, o livro mostra que os três amigos não foram felizes como conselheiros. Comumente as pessoas condenam a postura dos amigos de Jó, porém esquecem que eles, até certo ponto do processo do aconselhamento, agiram como bons conselheiros. Logo, podemos aprender alguns aspectos importantes do aconselhamento à partir da experiência desses três homens.

Primeiro, os três amigos, quando ficaram cientes da triste situação de Jó, decidiram imediatamente consolá-lo, desejando confortá-lo e ajudá-lo. Os amigos não foram indiferentes à situação de Jó; pelo contrário, deixaram suas obrigações e compromissos pessoais para ir onde ele se encontrava. O texto não diz que foi Jó quem os chamou, logo, entende-se que a iniciativa partiu deles. Dentro desta perspectiva, pode-se notar um clima de preocupação e desejo de ajudar o amigo aflito.

Segundo, os três amigos demonstraram um alto grau de empatia que se espera de um conselheiro. Eles “ergueram a voz e choraram”, demonstrando um elevado grau de compaixão, sentindo a dor do sofrimento de Jó. A empatia é a “tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa” (Dicionário Aurélio). Tal sentimento precisa ser sincero e espontâneo.

Terceiro, os amigos se colocaram na posição do aflito, “sentaram com Jó na terra”. Eles não se portaram como curiosos que observam de longe a miséria dos aflitos com o sentimento de pena ou zombaria. Esta aproximação, não apenas física mas também psicológica, é fundamental no processo do aconselhamento.

Quarto, os amigos sensibilizaram com a dor de Jó e não menosprezaram ou minimizaram o grau de seu sofrimento, pois “nenhum dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande”. Logo, nunca diga para o seu aconselhado que o problema enfrentado por ele é pequeno, que o sofrimento é insignificante, ou que não há necessidade para tamanha dor e lamento.

Mas, onde foi que os três amigos erraram? Por que eles são ditos como maus conselheiros? Qual foi o grave pecado deles em relação ao papel de conselheiro? A partir do capítulo 3, Jó deseja descobrir a razão de seu sofrimento e o grande erro dos três amigos foi a tentativa de justificar o sofrimento, respondendo os questionamentos levantados pelo aflito Jó. Deve-se evitar responder perguntas que não temos respostas, tais como: por que Deus levou meu filho tão jovem? Por que Deus não evitou esta tragédia, se ele é poderoso? No momento de crise as pessoas fazem questionamentos, querem respostas e justificativas, pois acreditam que se sentirão mais aliviadas sabendo a razão do sofrimento.

Os amigos erraram por que caíram na tentação de responder perguntas que não deveriam ser respondidas. Eles “não disseram de Deus o que era reto”, (Jó 30.7), não conheciam os propósitos de Deus para Jó, e por isso julgaram-no do prisma da teologia da retribuição. A teologia da retribuição é uma verdade bíblica, pois, de fato, as bênçãos divinas seguem os justos e as maldições, os injustos. Contudo, Deus está acima dessa teologia; o justo pode sofrer e o ímpio pode até prosperar (cf. Sl 73). Os amigos concluíram que o pecado era a razão do sofrimento de Jó. Logo, a compreensão errada da teologia da retribuição resultou numa justificativa equivocada do sofrimento de Jó, e consequentemente transmitiram uma imagem deturpada de Deus. Quando respondemos perguntas que não deveriam ser respondidas, não ajudamos o aconselhado, pelo contrário, passamos uma imagem errada de Deus para o aflito.

Enfim, o caráter de Deus nunca deve ser julgado à partir das circunstâncias. Deus é e sempre será justo, reto, misericordioso e compassivo. Muitas tragédias não podem ser justificadas; logo, o conselheiro precisa entender que seu papel não é responder todas as perguntas e todos os questionamentos difíceis dos aconselhados, mas ajudá-los a processar as perdas, ouvindo-os, demonstrando-lhes empatia, não minimizando a dor do aflito e confortando-os com palavras sábias.


• Sergio Dario Costa Silva é mestre em teologia exegética do Antigo Testamento e professor no Seminário Presbiteriano Renovado Brasil Central.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails